Blogia
O BLOG DO V-P

A Hermenêutica: a amplitude de seu objeto

A Hermenêutica: a amplitude de seu objeto

 

(Estátua de IBN H'AZM, em Sevilha, Espanha)

 

Ressalvadas as fronteiras do que excede a capacidade intelectiva dos homens (refiro-me aos saberes inapreensíveis e os irraciocinados por superioridade; p.ex.: DEUS e os Mistérios da Fé, que, nesta vida, se conhecem, analógica e imperfeitamente: como se estivessem sob um véu), tudo o mais do universo é amplamente suscetível de um progressivo e direto conhecimento humano. É fácil ver que a amplidão do objeto desse conhecimento não corresponde ao somatório dos segmentos autônomos (é um tanto impróprio falar aí em autonomia) das várias Hermenêuticas instituídas. Mas pode pensar-se em uma amplíssima Hermenêutica geral. Não só muito extensa senão que também antiga.

Tomem, por ilustração, o excerto seqüente, extraído de O colar da pomba: tratado sobre o amor e os amantes (Tawq al-Hamama), do cordobês islâmico IBN H'AZM (994-1063 ou 1064). Vejam que se trata de uma investigação sobre sinais, os sinais do amor:

"O amor tem sinais que o homem arguto busca e que um observador inteligente pode desvelar.

O primeiro desses sinais é a insistência do olhar, porque os olhos são a grande porta da alma, que permite ver-lhe o interior, revelando-lhe a intimidade e acusando-lhe os segredos.

Verás, desse modo, que o amante, quando olha, não pisca; move seu olhar aonde se move o ente amado, aparta-se aonde ele se aparta, inclina-se aonde ele se inclina...".

O texto (até aí, uma sugestão inaugural de ciência e arte da interpretação de olhares), poderia ser um ponto de partida para uma heurística do amor. É interessante relacioná-lo com o stil nuovo de DANTE e com o RAMON LLUL de Blanquerna e do Llibre de Amic e Amat.

 

2 comentarios

Denise D'Amore -

Ah, os sinais do amor, aqueles que sempre irão trair nossa insistente vontade de esconder os sentimentos. Com eles, não podemos lutar... Com os olhos...jamais...

roberto -

Obrigado mestre,por me lembrar desses sinais,já estava me esquecendo.Bons tempos acho que estou meio enferrujado.