Blogia
O BLOG DO V-P

ATÉ A VOLTA, SE DEUS PERMITIR

ATÉ A VOLTA, SE DEUS PERMITIR

O Desembargador que vós sabeis concedeu-me 15 dias de férias. Ele vai à Espanha, ou como prefere dizer: a uma das Espanhas; eu, à Terra de França, a Terra de Santa Joana D’Arc. Parto dia 14. Volto, DEUS mediante, dia 28 de outubro. Suspendo meus deveres de estado profissional.


1- MEMENTO PRIMEIRO DO ALUNADO:

Já tenho uma lista de impetrantes que me pediram representação junto ao corpo incorrupto de Santa CATHERINE LABOURÉ (1806-1876), na Igreja da Rue du Bac (isto é, la Chapelle Notre-Dame de la Médaille Miraculeuse).

De ofício, rezarei por minhas filhas, a meia dúzia de meus afilhados e também as três benjamins do discipulado.

(Pausa para publicidade: os que desejem integrar o elenco, escrevam para este blog. Comprometo-me com uma Ave-Maria para cada qual. Se quiserem também que eu lhes traga a medalha milagrosa, peçam-me; farei o possível para trazê-la, já benta, para cada um dos que a demandarem).

2- MEMENTO SEGUNDO DO ALUNADO:

Subirei a Montmartre e lá verei um pôr-de-sol na Paris de todos os sonhos. Lembrar-me-ei de meus alunos. Serei ali um pouco seus olhos. Desejarei, de coração —bem à frente da Basílica do Sacré-Coeur, cuja cripta emociona-me sempre—, que todos um dia tenham o gosto de, pessoalmente, contemplar a sublimidade de um desate cotidiano da, vista de Montmartre, Terre de France.

(Ancoragem interpretativa: isso é muito melhor e mais significativo do que, apesar da grandeza do vinho tinto, limitar-me à elevação de um brinde aos alunos. Em todo caso, como o sugeriu CHESTERTON, aproveitemos a ocasião para rezar a DEUS, agradecendo a invenção do Borgonha).

3- PELA PONT-NEUF:

Perdoem-me. Amável censura impede-me falar do tempo de meu meridiano. Todavia, peço isto, deixem-me andar pela Pont-Neuf (: foto acima). Deixem-me, ainda que só por uns breves minutos, deixem-me andar por ali e dar rédeas à “louca da casa”, na expressão de Santa TEREZA DE ÁVILA, e que possa imaginar, enquanto atravesso essa linha de fronteira da Île de la Cité, uma imensa e remoçada alegria neste mundo do bom DEUS.

Cruzava essa ponte, em seus pouco menos de 280 metros, de extremo a extremo, em 385 ou 390 passos de minhas pernas mais jovens. Agora, com mais vagar, por lá andarei 420 ou 425 passos, menos por culpa das pernas desgastadas do que do ar apaixonante da travessia.

Sedutor ambiente do Vert Galant, a Pont-Neuf, velha de séculos (inaugurou-se em 1607), dizem alguns ser o mais romântico dos lugares do mundo. Sempre duvidei dessa referência: o lugar mais romântico do mundo é o em que se encontram e acercam dois corações apaixonados de mútuo e casto amor, corações relativos de um reto amor que, moderado pela razão, é vestígio agudíssimo de DEUS.

Perdoem-me, contudo, que, num mundo tão utilitário e burocrático em que se vai o nosso pervertendo, eu me resguarde no universo poético, e assim regresse aos tempos de um amor (dir-se-á) ingênuo, e que me imagine rejuvenescido, e assim me ponha a cruzar vagarosamente a Pont-Neuf.

Serão 420 —ou 425— passos. É só isso que estou a pedir-lhes. Não é muito. Serão alguns apenas os minutos e os passos dessa travessia: seremos eu e minha transitória e enlouquecida imaginação. Deixem-me passar pela ponte. Mais nada, nada mais. Depois isso, tratarei de, regressado dos sonhos, atar fortemente a "louca da casa".

29 comentarios

ricardo kollet -

Caro Dr. VP.
Desejo-lhe uma boa viagem - incluídos os quatrocentos e poucos passos de abstração -, rogando-lhe que incluas meu nome nas orações ao altíssimo. Que ele nos abençoe.
Um abraço
Ricardo Kollet

Helena Bildziukas - 5º Ano -

Gostaria de agradecer a Deus a oportunidade que tive de um dia conhecer pessoa tão abençoada. Aproveito a oportunidade para pedir que o nome da minha filha Bianca seja incluído na oração, bem como a medalha, pois ela fez uma cirurgia da coluna e.. no papel de mãe passo a medalhinha a ela. Muito obrigada e digo que a comunhão está tão fortalecida que fiquei emocionada só em escrever. Boa viagem e muito obrigada.

De sua aluna e fã Helena

ANDREA -

Quero desejar-lhe uma ótima viagem.
Espero que o Sr° descanse muito e volte muito feliz para nos aguentar pelo menos por mais um ano e de preferência dando aulas de Dir. Penal (...).

Peço as vossas orações e tbém uma medalha poderosa.


Abraço...de sua (...) aluna Andréa!!!

Patricia -

Prezado VP, gostaria de ver também meu nome incluído nas orações da Cidade-luz, como também de uma medalhinha benta, se possível.

Obrigada, Patricia.

SUELI -

Olá Doutor!!!
Tenha uma excelente viagem e as férias com muito descanso.
Que Jesus o acompanhe para mais uma missão....
Tenho certeza dessa representação...o senhor é uma pessoa de muita fé!!!
Uma grande abraço
Sueli

Sandra e 5º Grupo -

Dr. VP
obrigada, mais uma vez, por lembrar de todos nós. Gostaríamos, se possível, da inclusão de nossos nomes na oração de Ave-Maria, tenho certeza que será uma grande benção. Se possível as pessoas a seguir gostariam muito de receber a medalha milagrosa: Sandra, Isabel, Odete, Lourdes, Adalberto, Antonia, Cida, Maria Ignês, Fabiana, Dora e Janete. Espero, ou melhor, esperamos que o Senhor tenha uma ótima viagem. Que seja maravilhosa. E que Deus o acompanhe. Um grande abraço e até mais.

ESTHER -

MESTRE,
APÓS VISITA AO BLOG, DESEJO-LHE UMA ÓTIMA VIAGEM, DESFRUTANDO DAS PAISAGENS ALI DESCRITAS, O QUE COM CERTEZA SERÁ ÓTIMO.
ESTHER

Carolina Iglesias -

Prezadíssimo Dr. VP,
Gostaria, se possível, de solicitar a inclusão de meu nome, bem como dos membros da minha família, no "elenco" por uma Ave-Maria. Ficaria, ainda, imensamente agradecida em receber uma medalinha milagrosa.
Aproveito o ensejo para manifestar a minha sincera gratidão pelos ensinamentos e inestimável apoio que tenho tido o privilégio de desfrutar.
Desejo-lhe uma excelente viagem e um ótimo descanso!
Carolina Iglesias

Cláudia - 5° ano -

Prezado Amigo e Mestre V.P.

Primeiramente, agradeço a oportunidade de incluir o meu nome e de minha família no rol por uma Ave Maria, bem como, gostaria de receber uma medalinha benta e milagrosa.
Aproveitando o ensejo, se não for pedir demais, uma oração para que Deus e a Santa Catherine abra a minha mente no dia do Exame da Ordem.
Ademais, não poderia deixar, é claro, de mencionar a imensa gratidão e satisfação que tenho de um dia ter sido sua aluna, e ter adquiridos além de conhecimentos jurídicos, conhecimentos sobre ética, moral e humanidade.
Desejo-lhe uma ótima viagem e que atravesse a "Pont- Neuf" em paz, desfrutando cada passo com muita alegria.
Um super abraço

Carolina Iglesias -

Prezadíssimo Dr. VP,
Gostaria, se possível, de solicitar a inclusão de meu nome, bem como dos membros da minha família, no "elenco" por uma Ave-Maria. Ficaria, ainda, imensamente agradecida em receber uma medalinha milagrosa.
Aproveito o ensejo para manifestar a minha sincera gratidão pelos ensinamentos e inestimável apoio que tenho tido o privilégio de desfrutar.
Desejo-lhe uma excelente viagem e um ótimo descanso!
Carolina Iglesias

heloisa -

gostaria de receber tres medalhinhas, sendo que darei uma para cada irmã, e desejo viajem excelente e breve retorno bem abençoado e iluminado.

Ana (Atendimento aos Magistrados) -

Dr. V.P.:
Agradeço antecipadamente a oração e a medalhinha. Que sua viagem seja abençoada com proteção divina,deslumbre e encantamento. Boas férias!

Valéria -

Caro V.P.,

Gostaria de integrar sua imensa lista de intenções, pedindo-lhe, humildemente, que reze por mim e minha família e, se possível for, gostaria de receber uma medalha milagrosa de Santa Catarina.
Que Deus o ilumine para que faça uma viagem tranqüila!
Até a volta.

Guilherme -

Dr.,
Aqui quem fala é o Guilherme, o rapaz que secretaria a sessão de julgamento de sua Câmara.
Gostaria também de duas Ave-Marias e de duas medalhinhas, uma para mim e outra para minha noiva. Aproveito também a oportunidade para o sr. ver esse site. É muito interessante http://www.montfort.org.br.
Ademais, boa viagem!!

Fernanda -

Peço que reze por mim e minha família e, se possível, leve a Nossa Srª ou a Santa Catharine Labouré uma flor (por menor que seja) em agradecimento a tantas graças e proteção.

Isso se for possível.De qualquer forma agradeço muito sua oração fervorosa.

Sandra -

Caro Mestre,

Em primeiro lugar desejo boa viagem e boas férias (merecidas creio). Enquanto isso, ficaremos por aqui trabalhando, afinal, alguém precisa trabalhar (rsrs).

Adoraria fazer parte de suas orações, assim como de receber umas medalhas milagrosas. Digo umas porque a família é grande (somos 6).

Um abraço e até a volta!

LUIZ e THAIS -

Prezadíssimo Mestre ...

Ficariamos muito felizes se nos representasse. Desejamo-lhes ótima viagem e estadia.

Abraço fraterno

Luiz e Thais

JAQUELINE -

Prezado Dr. ...:
tive a honra e a alegria de "conviver com antecedência" os momentos na Rue du Bac. Lembre-se de mim diariamente em nossa "Ave-Maria"!
abrços
jaqueline

Aline Callado Ferraresi -

V-P, espero que tudo corra bem em sua viagem. Eu como tantos outros (seus alunos e amigos) sentiremos a sua falta nestes dias. Agradeço desde já a disposição em rezar também por mim a oração da "Ave Maria". Ficarei imensamente feliz em (se possível) receber a medalha milagrosa difundida por Santa Catarina. Estarei também rezando por você. E, todos juntos: _"Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós"

Denise -

V.P. Desejo-lhe uma excelente viagem. Agradeço, por incluir meu nome na lista por uma AVE MARIA. Daqui, pedirei também, em oração, a DEUS para protegê-lo.

Des.Luisinho e sua fiel Juju -

Irmão e amigo, peço por nós e nossas famílias a bênção prometida e a medalhinha....uma Ave-Maria, por certo, bastará, pela só própria fé, 'a família toda, por certo. Mas, e isto é invejável e saudoso, há pedido em plus. Lance, por sobre aquela escadaria maravilhosa, um olhar de lembrança para nós outros, seus queridos também.....e não faça a subida via pequeno bondinho, lado esquerdo da Igreja maravilhosa. Ainda que lhe doam as pernas, pela passagem do tempo, vale o sacrifício pela beleza da mirada.....E ainda por sobre a Pont-Neuf, aproveite cada passo e traga de lá os bafejos da alegria espontânea da nossa Paris, onde nossa Juju outrora já fincou pés fortes com instintos próprios de morada, deixando os queridos pais enlouquecidos, pelos idos de 80, e lá erigiu seu Castelo de Amor pela cidade-luz.......Que Deus os acompanhe na viagem......

João -

VP, gostaria que o Sr. também lembrasse de mim, seu fiel escudeiro, e peço também pela minha mãe, Dona Vanderli, que está a precisar mais do que eu próprio...
Obrigado, desejo-lhe um bom (e merecido) descanso e ótima (e proveitosa) viagem...

Marcela Fiorotto -

Prezado Mestre e Amigo,
Peço-lhe a inclusão do meu nome e dos membros da minha família em uma Ave-Maria. Descanse e aproveite as mais que merecidas férias.
Boa viagem!
Marcela Fiorotto

Dinorah -

Que este passeio seja encantador e lhe propicie o merecido descanso. Inclua-me por favor e a minha família em uma Ave Maria .
Confesso não me importarei se em uma coletiva , pois pelo que vejo , se as fizer individualmente , nada mais fará durante seu passeio que não rezar inúmeras Ave-Maria.
Até o retorno...

Adriana Teixeira de Oliveira -

Prezado amigo
Fico feliz e muito grata pela atenção e carinho que nos dispensa. Gostaria como seus demais, receber a graça de tua oração (a mim e minha família), bem como a medalhinha poderosa e benta.
Desejo a ti um excelente passeio e boas férias. Até breve e que DEUS te abençoe.

Maria Emilia Gianini -

V-P, Espero que tenha uma otíma viagem e desfrute ao maxíma esses dias de descanso.
Agradeço e gostaria de também ter meu nome incluído( na imensa lista)para uma Ave Maria e se possível uma Medalha Benta para sempre andar comigo.
Agradeço desde já, um grande abraço e até a volta.

Juliana Machado -

VP, faço das palavras do seu ex aluno e notável juiz criminal as minhas; solicitando a inclusão do meu nome e de minha Família para uma Ave Maria e espero receber uma medalha benta.

Boa viagem e um ótimo regresso.

VP -

Estimado EMILIO, aluno da primeira hora, ainda aos fins na década de 70, e discípulo depois, dos melhores. Notável juiz criminal, dos melhores. Excelente amigo, dos melhores. Anotei o pedido.

V-P

Emílio -

Escrevo-lhe para desejar uma ótima viagem e também para solicitar a inclusão do meu nome e de minha Família no "elenco" da "Ave Maria". Também espero receber uma medalha milagrosa. Até breve, e se Deus permitir já na Capital. Emílio Migliano.