Blogia
O BLOG DO V-P

DE BREVITATIS ADULATIO ou DE JEANS & LA DOLFINA

Um surto hipocondríaco, remanência dos tempos em que eu vivi doente (e por pouco não morri das complicações imaginárias de uma tosse alérgica), levou-me sexta-feira pela manhã a um nosocômio lotado de enfermos. Picaram-me o braço, retiraram-me sangue, contar-me-ão o PSA. Não vale que me afirmem que estou com uma cara boa; estou persuadido: quem vê cara, não vê próstata.

Esse não é o tema central desta postagem. A questão é outra. Não me vi confortável de paletó e gravata para que me surrupiassem um pouco de sangue. Então pus-me no que, salvo engano de minha parte, chamam de "traje esportivo". Isso sempre me pareceu um convite para ajaezar-me de uma camisola do Jabaquara. Minhas filhas ferreteiam-me em dizer que não é assim. Tornaram-me defeso vestir-me sem aconselhamento.

O fato é que me enroupei de uma camiseta La Dolfina e de um par de panos juntados que, segundo me ensinaram, faz as vezes de uma calça.

Explico-me, primeiro, sobre a calça. Chamei-a, certa vez, de rancheira, tal era comum referi-la na minha mocidade, e fui por isso alvejado com meia dúzia de cascalhadas incontíveis. Tentei corrigir: "Não, não rancheira. Lee, calça Lee, perdão...". Novas cachinadas, e desta vez superando a meia dúzia. Alguém, piedosamente, lecionou-me que essa espécie de calça agora se designa jeans. Jeans que, a meu ver, aqui para nós, é só um tecido... Mas vá lá, metáforas, metáforas... Deve ser coisa excelente essa jeans (ou rancheira, ou Lee...), porque não há meu aniversário (ainda o comemoro) ou Natal em que não me presenteiem com uma dessas jeans. E, de modo invariável, vem ela adornada com dois avisos orais: 1- "agora, sim, trata-se de uma calça de último tipo, moderna, moderna" (as dos anos anteriores, sugerem-me, devem amealhar-se num canto recôndito do roupeiro, sem mínima vocação para o uso); 2- "essa calça serve para todas as ocasiões" (o que, a ser verdade, me induz pensar que não serve para ocasião nenhuma, primícia de que logo segue me ponha eu a acastelar a nova jeans no monte das antigas).

Agora trato da camiseta La Dolfina. Preta, com a etiqueta da marca (logotipo e texto) estampada na frente da peça: sentir-me-ia uma espécie de outdoor ambulante, não se dera que, tristíssima figura, comporto-me, habitual canhestro, como um paradoxo da publicidade possível: um painel deambulador antipublicitário! Comprei essa Dolfina em Buenos Aires, na Galeria Pacífico, au rés de chaussée. Garantiu-me o vendedor (foi o mesmo que, certa vez, me empurrara um terno gelo só rara e corajosamente vestido), dizia eu: garantiu-me o vendedor que, com minha esbelta compleição (era de mim, era de mim que ele estava a falar!), dispensava provasse eu a camiseta. Nascemos, a camiseta e eu, um para o outro. Amor pela Dolfina à primeira vista. Rectius: à vista, de fato, foi o pagamento do preço da camiseta...

Só no Brasil, resolvi trajar-me com essa desdita cuja Dolfina. De pronto, coloquei-a mal: o logotipo foi parar nas costas. A desgraçada, após isso, não queria sair; enroscou-se em meu pescoço, e sorte minha que eu não estava em crise hipocondríaca; teria morrido estrangulado pela Dolfina. Advertiram-me a tempo de que uma etiqueta interna assinala a orientação correta das camisetas (lá em casa são minha mulher, três filhas, duas empregadas... sempre há alguém de vigilância quando apareço ajambrado). Nova experiência: o logotipo veio para a frente mas as mangas sobraram, batendo-me na ponta extrema do dedo médio de cada mão. Alguém confortou-me com o fato de que, ao menos, as duas mangas tinham o mesmo comprimento.

Deram-me um curso rápido, mais ou menos ao estilo Assimil, de que a Dolfina poderia ainda usar-se, contanto que eu recuasse as mangas à altura da metade do antebraço, o que corresponde, no meu caso, a um meu palmo e oito dedos a contar do linde extremo do dedo médio. A boa notícia posterior foi que a Dolfina, após lavagem depuradora, não encolheu; ao revés, parece que cresceu; só parece que cresceu: não cresceu, deformou-se. As mangas esticaram talvez um pouquinho, vá lá, o que não me acrescentou, porém, nova tarefa em seu retorno à metade do antebraço, dada a cautela com que, discreto que sou, adotei critério gnosiológico objetivo, o ponto médio do antebraço, para manter minhas mãos a descoberto.

Diante desse quadro, é fácil conjecturar o quanto, arroupado com a jeans e a Dolfina, eu, numa imprudente passagem pela nossa Fac, fiquei aterrorizado ao encontrar duas corteses e estimadíssimas ex-alunas, a DINORAH *** e a ELAINE ***. Por pouco não me desemaranhei de falar-lhes, mas não lhes pude resistir ao aceno gentil. Dois dedinhos de prosa (não arrisquei mais do que os mindinhos, não fora o caso de que, fossem os médios, perderia o parâmetro para tresandar a Dolfina), e uma dessas antigas alunas, eu não sabia que idioma implacável tinha a ELAINE, abdicando de sua munificência costumeira, comentou, brevitatis adulatio, com implícito reporte à Dolfina e ao jeans: "Permita-me dizer-lhe, Senhor Professor, que a roupa esporte lhe cai muito bem!" (as mangas da Dolfina, Doutora, elas é que estavam prestes a cair...). A minha prezadíssima ex-aluna vai ter de explicar o motejo a vida inteira, até a quarta geração ("eu vi, eu vi, não minto..."); e dá-lhe histórico dos fatos. Em breve, graças a isso, será a mais popular das alunas da nossa Fac. Uma historiadora. Escuso-a de coração. Eu também achei graça (ou desgraça) da Dolfina e da calça jeans.

 

2 comentarios

Utinnykicky -

Hello all I’m new here. I have found something very interesting. Can you save $500+ by Christmas? You can try and here's how.
Stop paying for things you don't use. If you have not set foot in the gym since your New Year's resolution, ditch it. Cancel the subscriptions for magazines and papers you don't read. You can also raise your deductibles for home and auto insurance. Conservatively, that's $50 a month.

Juliana Machado -

Prezado VP.
Suas ex-alunas conseguiram algo que nem mesmo durante um sábado de manhã nós outros tantos tivemos. Mas com certeza, nenhum de nós estava a esperar uma grande surpresa (na verdade estávamos sim, afinal era sábado) E nos surpriendeu! Cheguei a pensar: deverá ter o VP jeans em seu closet?