Blogia
O BLOG DO V-P

 

Entre as costumeiras incitações atribuídas ao demônio do meridianonel mezzo del camin– está a tentação tardia de chercher la femme. É compreensível, pois, a queda do velho LUGONES na selva oscura, apaixonado por sua beatriz Emilia Cadelago.

Mais difícil, contudo, é explicar a tentativa teórica de LUGONES em subordinar sua paixão à doutrina da vita nuova, que supunha exatamente a renúncia heróica ao desejo carnal. Só depois da separação de Emilia na década de 30 (e, de algum modo, o heroísmo terá sido de Emilia) é que LUGONES compreenderá o valor exato da espiritualização do amor cortês. Vita nuova, não percamos isto de vista, é vida retificada.

O cavaleiro andante, no stil nuovo, tem duas metas espirituais: a religião e a honra, objetivos ambos que rematam num respeitoso tributo à mulher. Por isso, dirá LUGONES que a Igreja nunca lançou anátema contra a Doutrina do Perfeito Amor, ainda que visíveis seus riscos (bastaria pensar que uma das beatrizes dantescas, Bice Portinari, continuou a ser-lhe beatriz ainda depois de tornar-se la moglie di Simone dei Bardi), porque essa doutrina consiste "na regeneração por meio do amor sublimado em misticismo". Daí que o trovador seja, em verdade, um "sacerdote laico", e a cortesia do amor equivalha à honestidade. Leiamos em LUGONES:

"Cortesía y honestidad son la misma cosa, afirma Dante en el Convivio, es decir aquella virtud de saber amar sin lascivia, domando el instinto, disciplinándolo ao yugo de la continencia".

Voltaremos ao assunto, auxiliante Domino.

0 comentarios