Blogia
O BLOG DO V-P

A DOUTRINA DO PERFEITO AMOR

A DOUTRINA DO PERFEITO AMOR

Nos dois primeiros estudos de El ideal caballeresco, tratou LEOPOLDO LUGONES da Doutrina do Perfeito Amor na Vita Nuova de DANTE ALIGHIERI. Essa doutrina é uma espécie de "mística profana que espiritualiza o amor" (PEDRO LUIS BARCIA). A situação intermédia de amor espiritual entre o amor carnal e o amor de DEUS é também a referência de RAMÓN LULL (ou, em castelhano, RAIMUNDO LÚLIO), como se lê em Blanquerna e no Llibre de Amic e Amat.

LULL é menos conhecido do que muitíssimo mais estava a merecer. Sua mística (séc. XIII), MENENDEZ PELAYO, em rigor, só a admite superável àquela altura pela mística de S.BOAVENTURA. A natureza do amor místico lulliana é um médio entre a crença e a inteligência, entre a fé e a ciência.

LUGONES adere à Doutrina tal como exposta por DANTE. Considera a mística religiosa um estado sobre-humano. Já a regeneração no amor perfeito do dolce stil é vida superior humanamente alcançável. Supõe o heroísmo (: o amor que torna o homem generoso e valente), heroísmo que expressa a fé, e a mulher amada do cavaleiro cristão é a beatriz, objeto de um culto espiritual que a regenera. "Las expresiones materiales (escreve LUGONES) redúcense a la mirada, la palabra y la sonrisa, que sintéticamente constituyen la gracia, celebrada en él bajo la mención de atributos espirituales: modestia, decoro, gentileza, en cuyo don ennoble al Amado el puro amor, lo propio que el heroísmo".

Hoje, é muito explicável, num século de sexismo, que tenhamos dificuldades em compreender essa Doutrina. É que nossa cultura (ou in-...) subverte a ordem, a hierarquia dos bens. Leio nas páginas de um grande psiquiatra dos nossos tempos, VIKTOR FRANKL, este brado contra-freudiano: "O amor é o único caminho para chegar ao mais profundo da personalidade de um homem. Ninguém conhece a essência de outro ser humano se não o ama. Pelo ato espiritual do amor é-se capaz de contemplar também o que é ainda potencialidade, o que ainda está por desvelar-se e mostrar-se. Há mais ainda: mediante o amor, a pessoa que ama possibilita ao amado a atualização de suas potencialidades ocultas. O que ama vê mais além e estimula o outro a consumar suas inadvertidas capacidades pessoais".

Continuaremos no tema, se DEUS deixar.

0 comentarios